O que é ?
O carcinoma basocelular é o mais comum entre todos os tipos de câncer. Raramente podem atingir outros órgãos. Os principais fatores de risco são a exposição solar crônica e fototipo baixo, ou seja, pessoas que queimam e não bronzeiam, são aquelas com pele branca, cabelos e olhos claros. O tumor se localiza preferencialmente nas áreas fotoexpostas, como face, orelhas, pescoço, couro cabeludo, ombros e dorso.
As pessoas mais velhas são as mais afetadas, mas o número de carcinomas basocelulares está crescendo na população com menos de quarenta anos de idade. As pessoas que já tiveram um carcinoma basocelular possuem maior rico de desenvolver outros com o passar dos anos, portanto, visite regularmente seu dermatologista!
O diagnóstico por exame clínico é na maioria das vezes suficiente, mas em certos casos o uso da dermatoscopia é importante na distinção de formas iniciais ou pigmentadas. A dermatoscopia pode ainda ajudar na delimitação do tumor. Outro método diagnóstico nos casos de carcinoma basocelular é a MICROSOPIA CONFOCAL, que pode não só identificar estruturas características do tumor , assim como ajudar na delimitação da lesão. A escolha do tratamento depende do tipo, tamanho, localização e profundidade do tumor, idade e condições de saúde do paciente.