MICROSCOPIA CONFOCAL

Conheça esse exame!

O que é?

Método diagnóstico não invasivo, indolor, capaz de visualizar em tempo real desde a epiderme até a derme papilar, tendo resolução arquitetural celular, com corte transversal, paralelos à pele. A proposta do exame é fornecer imagens de alta magnificiência das células da pele , sendo comparável ao exame microscópico de uma biópsia da pele. O exame é realizado de forma simples, indolor e rápida. Utilizamos um anel plástico descartável fixado na pele do paciente, No interior deste anel, adicionamos gel e fixamos o aparelho ao anel Na microscopia confocal as imagens são obtidas no sentido horizontal da lesão, enquanto na histologia convencional, os cortes são realizados no sentido vertical. Essas imagens são obtidas em uma escala de cinza, semelhante as que ocorrem nas radiografias.

O mecanismo de contraste de brilho, na microscopia confocal é causado por diferenças na refração da luz. Na escala de cinza da microscopia confocal as estruturas geradas com maior brilho possuem um alto índice de refração, comparadas com as estruturas ao seu redor, como melanina, queratina e colágeno. É utilizada como método auxiliar no diagnóstico de lesões suspeitas de câncer da pele como melanoma, carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular. A microscopia confocal usada em lesões melanocíticas pode reduzir em 70% o número de lesões que poderiam ser excisadas. No diagnóstico de melanoma tem sensibilidade de 93 a 95% e 76 a 84% de especificidade. O aparelho utilizado é Vivascope R 1500, aprovado pela ANVISA, CE e FDA.

São indicações para o exame:

• Diagnostico diferencial entre lesões melanocíticas e não melanocíticas
  • Diagnóstico precoce do melanoma , carcinoma basocelular e espinocelular
  • Monitorização de lesões pigmentadas em pacientes com risco de desenvolver o melanoma
  • Monitorização de lesões que surgem após uso de imunoterapia para cânceres ou doenças inflamatórias
  • Monitorização de tratamentos do câncer da pele, determinar recidivas ou lesões residuais
  • Determinar margens cirúrgicas do carcinoma basocelular e do lentigo maligno

Mais Imagens

Agende o seu exame!