O que é ?
Nevo displásico, também chamados de atípicos, são lesões BENIGNAS, que podem ser semelhantes clinicamente ao melanoma. Se manifestam como manchas marrons ou enegrecidas, salientes ou não, na sua maioria, são maiores que os nevos comuns e podem apresentar irregularidade na sua forma, cor e bordas, assim como um melanoma inicial. Alguns indivíduos apresentam alguns ou muitos nevos displásicos, o que é considerado fator de risco para o desenvolvimento de melanoma na pele de qualquer área do corpo.
O nevo displásico não deve ser considerado um pré melanoma, pois assim como outros nevos podem ser precursores, mas a maioria dos melanomas surgem da pele sem lesão. Portanto a sua retirada só deve ser indicada quando existe suspeita naquele nevo específico, isto é, a lesão apresenta achados que impedem sua diferenciação de uma lesão maligna.
A dermatoscopia é extremamente útil na avaliação desses nevos, pois permite a visualização de estruturas , não vistas a olho nu, o que aumenta a acurácia diagnóstica, permite o acompanhamento e evitam retiradas desnecessárias. A dermatoscopia associada ao mapeamento corporal total, uma forma de monitorização digital das pintas, permite a identificação de lesões realmente suspeitas, acompanhamento de eventuais mudanças e a detecção precoce de melanoma.