O que é ?
O carcinoma espinocelular é o segundo tipo mais frequente de câncer de pele. Acomete geralmente os indivíduos de pele clara, acima de 50 anos com história importante de exposição solar. Se apresentam como lesões avermelhadas e elevadas, ulceradas, que sangram com facilidade, podem apresentar superfície áspera e geralmente crescimento rápido.
A apresentação clínica do tumor é variável e depende da profundidade de invasão na pele. Se localizam preferencialmente em áreas expostas ao sol como face, couro cabeludo, orelhas, braços e tronco superior. Este tipo de câncer pode causar metástase, ou seja, invadir outros órgãos.
O diagnóstico precoce leva a tratamento que previne a progressão da neoplasia. Esse diagnóstico pode ser feito por exame cínico associado a dermatoscopia e mais recentemente com o uso da microscopia confocal.
A dermatoscopia do carcinoma espinocelular apresenta característica que podem identificar uma lesão precoce levando ao tratamento correto e aumentando a chance de cura para o paciente.. Na microscopia confocal são visualizadas estruturas características que se correlacionam com as estruturas encontradas no exame histopatológico convencional.